Turista 4.0: Exigente, Responsável e Digitalizado!
O Covid-19 transformou a rotina e os hábitos de consumo em todo o mundo. Agora, as empresas e os destinos turísticos devem se adaptar com o novo turista 4.0, que é mais exigente, mais responsável e digitalizado.
Conhecer esse “novo” cliente é fundamental para saber adaptar a oferta de serviços e principalmente saber comunicar com mais eficiência.
Mais Exigente: Ele é mais inseguro e exige garantias de segurança sanitária e alimentar. Preocupa-se com os padrões de desinfeção, limpeza e higiene nos empreendimentos turísticos. Vai privilegiar empresas que tenham certificado de segurança e que sejam transparentes. Nas primeiras viagens pós pandemia, o novo turista 4.0 vai dar preferência à segurança, em detrimento de preço, localização e outros atributos.
Mais digital: A pandemia acelerou a transformação digital que estava já em curso. O uso da tecnologia para trabalho remoto, educação online, compra de produtos e serviços, consumo de conteúdo e entretenimento, fazem parte do dia a dia de todos os consumidores. Assim, também o novo turista 4.0 é mais conetado. Ele usa e aprecia a tecnologia para solucionar suas dificuldades / necessidades diárias, e agora esse viajante vai optar pelas empresas mais digitalizadas. O uso da tecnologia para o check in, da biometria para agilizar embarques e até de dados pessoais para personalização os serviços, ficou ainda mais valorizado.
O novo turista 4.0 vai também exigir flexibilidade das empresas. Depois de tantas dificuldades em cancelar, alterar e reembolsar viagens no início da pandemia, esse consumidor exige políticas de cancelamento claras e flexíveis. Ele precisa ter a certeza de que se algo ocorrer, poderá mudar sua reserva sem prejuízo.
Mais responsável: A sensação de viver algo pela primeira vez (pós isolamento) nos leva a descobrir coisas novas. O isolamento trouxe mudanças na nossa vida e no nosso comportamento, que vão interferir nas nossas decisões de consumo. A campanha “compre no comércio tradicional” fez muito sentido não só para os pequenos negócios, mas também para os consumidores. O novo turista 4.0 vai optar pelas empresas que valorizam e cuidam do seu meio ambiente e das suas comunidades, vai comprar produtos locais, preferir pratos elaborados com produtos da região, etc.
Assim, as marcas turísticas devem buscar a humanização e estar ao lado do cliente. Conhecer exatamente quais são as suas necessidades é chave para desenhar uma estratégia de marketing e vendas visando posicionar a empresa neste “novo turismo”.
