Tendências do Turismo em 2021

Depois de um ano totalmente atípico, no qual o setor de turismo foi duramente afetado, nos deparamos com um cenário de muitas incertezas, ao menos até chegar a tão esperada vacina.

A PhocusWright e a Sojern fizeram recentemente uma pesquisa com clientes no mundo todo, para compreender as principais tendências do turismo em 2021.

A insegurança continua! Os turistas têm muitas dúvidas em relação a condições para entrada em determinados destinos, se a piscina do hotel está aberta, como será a experiência em termos de ida a restaurantes, entre outras dúvidas que se tornaram bastante frequentes!

A higienização dos ambientes continua um fator chave na decisão dos turistas! Essa tendência de viagem permanece em 2021 e tudo indica que ficará nos próximos anos. Uma vez que adquirimos hábitos de higiene, não voltamos atrás.

O digital não tem volta! A pandemia acelerou em meses a digitalização que estava em curso e que chegaria ao longo dos próximos anos. O mundo todo está mais digital, usando as redes sociais mais intensamente e, em geral, pelo telemóvel. Segundo dados da Sojern, houve aumento das reservas feitas pelo telemóvel em todas as categorias de viagem.

Conexão criativa: Os turistas estão mais conectados e digitalizados que nunca. Assim, uma das tendências do turismo em 2021 é a conexão criativa, ou seja, entender o que realmente tem valor para cada perfil de cliente. E a partir daí lançar campanhas que criem conexões e gerem segurança a esses turistas, que procuram experiências e estão sedentos por inspiração.

Reconexão: O turista que planeia uma viagem durante a pandemia, tende a procurar destinos e hotéis que já conhece, porque representam menos risco.

Promoções e campanhas publicitárias: O estudo da Sojern e Phocuswright revela que grande parte dos turistas tiveram os seus orçamentos reduzidos e que os descontos são o principal motivo para voltar a reservar

Flexibilidade: Outra tendencia do turismo em 2021 é a a flexibilidade. O turista pós covid quer ter a certeza de que poderá cancelar, alterar ou remarcar sua viagem. Diante do cenário incerto, fica difícil programar uma viagem para daqui 4 ou 5 meses. Assim, os dados da pesquisa comprovam que ter política de cancelamento flexível é determinante para todas as empresas do setor de turismo. Cerca de 70% dos turistas entrevistados informaram que só reservariam uma viajam com opções de reserva flexível.

O ano de 2020 foi difícil para o setor de turismo, mas muitas empresas conseguiram adaptar seus portfólios de serviços e investiram no digital. Grande parte dessas mudanças, tanto no comportamento do consumidor, como em relação ao uso das novas tecnologias, não tem volta.

O turista 4.0 veio para ficar…

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Lojas Associadas APAVT:

Braga, Barcelos, Castelo Branco, Sines, Viseu, Almada

Mercado das Viagens 2025 © Todos os direitos reservados.  | RNAVT 6134

Este site usa cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.